top of page

Casa de Vegetação Universitária

Projeto de Extenção
oie_transparent (2)
tamandua
oie_transparent (4)
caju-7
oie_transparent (8)
oie_transparent
oie_transparent (6)
oie_transparent (5)
oie_transparent (1)
oie_transparent (7)
oie_transparent (3)
oie_22177150RDgUZ5o

O projeto Casa de Vegetação Universitária é um projeto de extensão que aponta para a relevância da formação de um profissional qualificado, com conhecimentos especializados e competência para trabalhar em equipe e para envolver-se em ações de responsabilidade social. Além de adquirir conscientização ambiental espera-se que o acadêmico desenvolva atividades de Educação Ambiental que possam interferir diretamente na biodiversidade do Cerrado local, uma vez que as atividades da casa de vegetação permitem estudos acerca do desenvolvimento de espécies arbóreas fundamentais na composição vegetal do Cerrado do Município.

Sobre o Projeto

O Cerrado Brasileiro

Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás o cerrado cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro sendo o segundo bioma mais produtivo do país. Formações de cerrado podem ser encontradas em outras regiões do país como áreas de transição pra outros ecossistemas. Essas áreas de transição de cerrado são chamadas deecótonos ou periféricas e estão nas divisas com a Caatinga, a Amazônia e a Mata Atlântica.

O cerrado é um bioma brasileiro com rica biodiversidade. São cerca de 10 mil espécies vegetais e, aproximadamente, 1.500 espécies animais. Muitas destas espécies são encontradas apenas no cerrado (espécies endêmicas).

 Um dos principais desafios atuais é a preservação deste importante e rico bioma, pois vem ocorrendo, nas últimas décadas, um significativo aumento das atividades agropecuárias nas regiões que compreendem o cerrado. Se não houver fiscalização e controle nestas atividades, poderá ocorrer a degradação ambiental deste bioma, inclusive com o risco de extinção de espécies animais e vegetais.

 

Exemplos de espécies da fauna do cerrado:

 

Anta, ema, caitetu, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, morcego vampiro comum, ariranha, morcego vampiro de asas brancas, gato-palheiro, veado-mateiro, tatu-canastra, gato-mourisco, paca, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, jacaré do papo amarelo, morceguinho do cerrado, lagarto teiú, jaguatirica, porco-espinho, veado-catingueiro, capivara, tapiti, onça-parda, seriema, joão-de-barro, urubu-caçador, anu preto, tatu-de-rabo-mole, tamanduá-mirim, águia cinzenta, urubu-rei e preá.

 

Exemplos de espécies da flora do cerrado:

 

Estilosantes, falsa-ciganinha, buriti, amendoim forrageiro, umbuzeiro, baruzeiro, gueiroba, babaçu, cagaiteira, pitombeira, quaresmeira, paineira, angico, canela de ema, jatobá-do-cerrado, ipê, brejaúba, jussara, rosa-do-cerrado, pau-de-tucano, maria-mole, aroeira, pau-pombo, macaúba e capim dourado.

Algumas Espécies do Cerrado

Casa de Vegetação Universitária

bottom of page